01. (FACID)
De acordo com as regras de reações de adição, quando o bromo é adicionado ao
1,3-butadieno, obtém-se:
a)
2,4-dibromo-butano; b)
brometo de isobutila;
c)
1,3-dibromo-3-buteno; d)
1,4-dibromo-2-buteno;
e)
1,3-dibromo-buteno.
02. (FACID)
A química orgânica analítica é uma parte da química que estuda os princípios e
a teoria dos métodos de análise química que nos permitem identificar
substâncias ou misturas delas. A seguir são apresentados os resultados de
testes para três hidrocarbonetos X , Y e Z .
• X , Y e Z
são isômeros.
• apenas X e
Y descoram a água de bromo.
• apenas o
composto Y apresenta isomeria geométrica.
• o composto
Z apresenta um grupo metila.
Com base nas
informações, os compostos X, Y e Z podem ser, respectivamente:
A)
but-1-eno, ciclobuteno e metilciclopropano
B)
but-1-eno, but-2-eno e metilciclopropano
C)
pent-2-eno, pent-1-eno e metilciclobutano
D)
but-2-eno, but-3-eno e metilciclopropano
E)
pent-2-eno, etilciclopropano e metilciclobutano
03. (FUVEST) Do acarajé para a picape, o óleo
de fritura em Ilhéus segue uma rota ecologicamente correta. [...] o óleo [...]
passa pelo processo de transesterificação, quando triglicérides fazem uma troca
com o ÁLCOOL. O resultado é o éster metílico de ácidos graxos, vulgo biodiesel.
("O
Estado de S. Paulo", 10/08/2002)
O álcool,
destacado no texto acima, a fórmula do produto biodiesel (em que R é uma cadeia
carbônica) e o outro produto da transesterificação, não mencionado no texto,
são, respectivamente,
a) metanol,
ROC2H5 e etanol.
b) etanol,
RCOOC2H5 e metanol.
c) etanol,
ROCH3 e metanol.
d) metanol,
RCOOCH3 e 1,2,3-propanotriol.
e) etanol,
ROC2H5 e 1,2,3-propanotriol.
04. (UFGO) A
fermentação alcoólica de 360 g
de glicose, considerando-se um rendimento de 100%, produz:
a) 92 g de etanol e 44,8 L de CO2 nas
CNTP.
b) 92 g de etanol e 89,6 L de CO2 nas
CNTP.
c) 184 g de etanol e 89,6 L de CO2 nas
CNTP.
d) 184 g de etanol e 44,8 L de CO2 nas
CNTP.
e) 92 g de etanol e 22,4 L de CO2 nas
CNTP.
05. (PUC-PR)
Os sabões e
detergentes compreendem uma variedade de produtos que usamos no dia-a-dia com a
finalidade de remover a sujeira. Sobre os mesmos são feitas as afirmações
abaixo. Assinale a única incorreta.
a) O que
caracteriza um sabão ou um detergente é o fato de serem estruturalmente
constituídos de grandes grupos hidrocarbônicos, que não têm afinidade com a
água (hidrofóbicos), e um ou mais grupos polares que têm afinidade com a água
(hidrofílicos).
b) Sabões
são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa, resultantes principalmente da
saponificação de gorduras e óleos.
c) Para um
detergente ser biodegradável é importante que a cadeia hidrocarbônica seja
linear como as que ocorrem nas gorduras naturais e que são totalmente
biodegradáveis.
d) O grau de
formação de espuma tem muito pouco a ver com a eficiência do detergente, pois
vários detergentes muito eficientes não espumam em água.
e) A
principal diferença entre sabões e detergentes é que em geral os sabões são
sólidos e os detergentes são líquidos.
06.
(UFPI) Observe a seqüência de reações indicada abaixo, utilizada para
sintetizar Freesiol (um componente de perfume sintético) a partir de citronela
(um produto natural).
Assinale
a alternativa que indica corretamente a seqüência de reações utilizada para
sintetizar o Freesiol (Z).
A)
Hidrólise – hidratação – redução
B)
Redução – oxidação – ozonólise
C)
Hidratação – oxidação – hidrólise
D)
Redução – oxidação – descarboxilação
E)
Hidratação – oxidação – descarboxilação
07. (IME)
Dado o esquema de síntese abaixo, identifique as estruturas e as funções dos
principais produtos orgânicos formados (I, II, III, IV e V).
08. (UFES) Sobre os efeitos eletrônicos, é
correto afirmar que:
a) o grupo
metil exerce efeito –I no ácido acético.
b) não
existe efeito M na posição meta de um composto benzenóide mono substituído.
c) o grupo
nitro é orientador orto e para nas reações de substituições eletrofílicas
aromáticas.
d) existem
mais H hiperconjugáveis no propanal que no etanal.
e) os
halogênios exercem efeitos –I e +M, de tal forma que: -I< +M.
09. (IME) Determine, na seqüência de reações abaixo, os principais produtos (A, B,
C, D e E) em cada caso.
10. (UPE) Um
composto A reage com HCN dando B, que hidrólise produz ácido lático. O composto
A será:
a) etanal b)
propanal c) etanol
d) propanona e) etileno
11. (ITA) A adição de 1 mol de cloro a 1
mol de alcino forneceu uma mistura de isômeros cis e trans do mesmo alceno
diclorado. Entre as opções abaixo, qual é aquela que contém o alcino que não
foi utilizado nessa adição?
a)
acetileno b)
metilacetileno
c)
dimetilacetileno d) dietilacetileno
e)
cloroacetileno
12. (FACID)
A anilina é um corante largamente empregado nas indústrias alimentícia e de
tintas. Sua obtenção industrial está representada na seqüência de reações
abaixo:
A partir
dessas informações, é correto afirmar que:
A) os
compostos I, II e III, acima, são denominados de benzeno, benzenoamida e
fenilamina.
B) o grupo
–NO2 é meta-dirigente e o grupo –NH2 é orto-para
dirigente.
C) a reação
de transformação de II em III corresponde a uma reação de oxidação.
D) a
primeira etapa (nitração do benzeno) é uma reação de adição.
E) a ordem
de reatividade dos compostos acima, nas reações de substituição eletrofílica, é
III > II
> I.
13. (UFGO) A
síntese de Williamson é um dos métodos de obtenção de éteres e consiste na
reação de haletos com alcóoxidos de sódio. A alternativa que contém a
classificação correta da síntese de Williamson bem como a reação de obtenção
dos alcoóxidos de sódio é a:
a)
Substituição eletrofílica; NaOH + álcool.
b) Adição
nucleofílica; Na + álcool.
c)
Substituição nucleofílica; Na + álcool.
d) Adição
eletrofílica; NaOH + álcool.
e)
Substituição nucleofílica; NaOH + álcool.
14. (FACID) O
etanol, obtido principalmente através do processo de fermentação do melaço da
cana-de-açúcar, tem grande importância na indústria por servir de matériaprima
para a produção de outras substâncias, como exemplificado no esquema a seguir:
Sobre os compostos orgânicos de I a V e as reações orgânicas envolvidas
na obtenção desses compostos, é INCORRETO
afirmar que
A) os compostos I e II resultam, respectivamente, de reações de oxidação
exaustiva e branda e são denominados de ácido etanóico e etanal.
B) o composto III é denominado de eteno e resulta da desidratação
intramolecular do etanol.
C) o composto IV resulta da reação de desidratação intermolecular do
etanol e pertence à função éter.
D) a reação de oxidação enérgica do etanol produz, inicialmente, o
composto I. Com o passar do tempo, observa-se, ainda a formação do composto V
no sistema reacional.
E) o composto V é um éster; sua hidrólise alcalina origina o ácido
etanóico.
15. (UFC) Complete as reações abaixo,
fornecendo, respectivamente, o nome dos compostos X ,Y e
Z
3 C2H2 => X + Cl-CH3 => Y + 3HNO3 => Z
a) tolueno,
benzeno e TNT
b) benzeno,
cloro benzeno, 2,4,6 – tricloro - tolueno
c)
acetileno, benzeno e nitrobenzeno
d) benzeno,
tolueno e TNT
e) benzeno,
tolueno e nitrobenzeno
16. (FACID)
Nas reações do tipo SN1, ocorrem dois fatos importantes: formação do
carbocátion, eliminando o grupo abandonador (etapa lenta) e ataque nucleofílico
(etapa rápida). Um aluno de química, na tentativa de revisar conteúdos para a
prova, listou alguns fatores que favorecem o mecanismo SN1:
I -
Temperatura - Como no mecanismo SN1, o estado intermediário é um carbocátion,
um estado de baixo teor energético, quanto maior a disponibilidade de energia
no meio, mais favorecida será a formação desse carbocátion.
II -
Solvente polar - Por possuir carga elétrica, o carbocátion pode ser
estabilizado por um solvente polar. A atração eletrostática que as moléculas
polares do solvente exercem sobre o carbocátion facilita a formação do
carbocátion.
III - Cadeia
ramificada - Se a cadeia carbônica for muito ramificada, criar-se-á uma certa
"dificuldade" de aproximação e ligação do nucleófilo com o substrato,
ou seja, será mais difícil a formação de um estado de transição. Logo, o
mecanismo SN1 será favorecido. Essa dificuldade é denominada impedimento estérico.
IV - Efeito
indutivo +I - Quando a cadeia carbônica do carbocátion apresenta grupos
elétron-atraentes, ou seja, que "puxam" elétrons do carbono sp2, estes
ajudam a estabilizar o carbocátion.
Considerando
as justificativas dadas pelo aluno assinale a alternativa que indica as
afirmações corretas:
A) Somente I
e II B) somente I,
II e III
C) somente
II e III D) somente III
e IV
E) I, II,
III e IV
17. (UFPI) Por meio da reação de butanona com cloreto de metilmagnésio (H3C-MgCl), obtém-se o composto X que, por sua vez, em reação com a
água, origina o composto denominado:
a)
2-metil-2-butanol b) 2-pentanona
c) pentanal d) 3-metil-2-butanol
e)
2-pentanol
18.
(CEFET-PI) As reações dos alcenos com ozônio forma inicialmente os ozonetos
(ozonídeos), os quais quando hidrolisados na presença de redutores (ex.: zinco
em pó) formam aldeídos ou cetonas. A formação desses compostos carbonílicos,
como produtos finais, pode ser usada na localização da ligação dupla etilênica.
Diante das informações acima, qual o nome do alceno capaz de fornecer ácido
2-metil-butanóico e butan-2-ona, através da ozonólise?
a) 3,5-dimetil-hept-3-eno b) 3,5-dimetil-hept-4-eno
c) 2,4-dimetil-oct-2-eno d) 2,4-dimetil-oct-3-eno
e)
3,4-dimetil-hex-3-eno
19. (CEFET-PI)
Os reagentes que promovem substituição em haletos orgânicos são chamados de
nucleófilos. As reações de substituição nucleófila podem ser de primeira ordem
(SN1) ou de segunda ordem (SN2). Sobre esse tipo de
reação, marque a alternativa CORRETA:
a) A reação
SN1 ocorre em apenas uma etapa.
b) Se o
átomo de carbono terciário do haleto orgânico for assimétrico, numa
substituição
de primeira ordem, ocorrerá formação de uma mistura racêmica.
c) A reação
SN2 ocorre em duas ou mais etapas.
d) A reação
SN2 ocorre, principalmente, nos haletos terciários.
e) A reação
SN1 ocorre, principalmente, nos haletos primários.
20. (UESPI) Um composto
orgânico (I), ao reagir com água em meio ácido, formou uma nova substância
(II), que, quando oxidada seletivamente, produziu o composto III. Sabendo que
II é um importante solvente e que III é solúvel em água, pode-se dizer que I,
II e III, respectivamente, são:
A) etileno,
etanol e ácido acético.
B) eteno,
propanona e ácido etanóico.
C) cloreto
de etila, etanol e acetona.
D) cloreto
de etila, metanol e formol.
E) etileno,
propanona e formol.
21. (UESPI) Os processos
sintéticos podem utilizar variadas estratégias para a obtenção de compostos
químicos de interesse comercial. Quais os tipos de reações químicas que
ocorrem, respectivamente, na hidrogenação catalítica de óleos vegetais para a
produção de margarinas e na produção do acetato de etila, a partir de ácido
acético e etanol em meio ácido?
A) Adição e
fermentação.
B) Adição e
substituição nucleofílica.
C)
Eliminação e adição.
D)
Eliminação e substituição eletrofílica.
E)
Substituição nucleofílica e substituição eletrofílica.
22. (UESPI)
Os compostos orgânicos podem participar de reações variadas. A reação entre o
brometo de t-butila e água é bastante rápida. Sobre essa reação, é correto
afirmar que:
a) a
velocidade da reação depende somente da concentração do halogeneto de alquila.
b) a
velocidade da reação depende da concentração de água.
c) é um
processo de segunda ordem.
d) a
concentração do nucleófilo aparece na expressão da velocidade.
e) a
dissociação espontânea do brometo de alquila ocorre numa etapa rápida, sem
gerar carbocátion.
voce nao tem as respostas para eu poder saber ae acertei ou nao?
ResponderExcluirBoas questões! Só falta as respostas. =]
ResponderExcluirQuestões boas, mas deixou a desejar nas repostas...assim fica dificil saber se eu acertei ou não!
ResponderExcluirFalta so o gabarito
ResponderExcluiro Objetivo é que o aluno com dúvidas enviei o email para solicitar a resolução.
ResponderExcluirEra melhor já ter colocado os gabaritos professor!! Pois até a solicitação e o retorno com as respostas ia muito tempo!! Mas, obrigada mesmo assim!
ExcluirProfessor, preciso das respostas, pois tentei fazer de todas as maneiras as questões e não consegui. abraço!
Excluirgostei, mas falta o gabarito
ResponderExcluirnao gostei, cade as respostas, nem cola......
ResponderExcluirnão me ajudou em nada......................
ResponderExcluirmimimi ta sem gabarito
ResponderExcluirsem respostas, poxa assim não ajuda o aluno a estudar
ResponderExcluirsem gabarito :/ poxa
ResponderExcluirAff, sem gabarito :(
ResponderExcluirSem gabarito
ResponderExcluir