PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

TESTES ORGÂNICOS - ANÁLISE QUALITATIVA

Teste de Jones - O teste de Jones baseia-se na oxidação de álcoois primários e secundários pelo ácido crómico a ácidos carboxílicos e cetonas, respectivamente. Álcoois terciários não reagem. A oxidação é acompanhada de formação de precipitado verde do sulfato crómico. O teste de Jones também dá resultado positivo para aldeídos e/ou fenóis.

 
Teste de Lucas - O teste de Lucas consiste na formação de cloretos de alquilo por reação de álcoois com uma solução de cloreto de zinco em ácido clorídrico concentrado. 

 
Sob as condições extremamente ácidas do teste, os álcoois geram carbocatiões intermediários que reagem com o íon cloreto. Assim, a reactividade aumenta na ordem álcool primário < secundário < terciário < alílico < benzílico. O teste de Lucas é muito limitado e indicado somente para álcoois razoavelmente solúveis em água.

ALDEÍDOS E CETONAS

Teste com 2,4-dinitrofenil-hidrazina - Aldeídos e cetonas reagem com a 2,4-dinitrofenilhidrazina, DNFH, em meio ácido para dar 2,4-dinitrofenil-hidrazonas, usualmente como um precipitado de coloração amarelo-avermelhada. O produto tem, na maior parte dos casos, um ponto de fusão nítido, útil na identificação do aldeído ou cetona original.

 
Teste de Tollens - O teste permite a distinção entre aldeídos e cetonas. Aldeídos reagem com formação de prata elementar, a qual se deposita como um espelho nas paredes do tubo de ensaio. As cetonas não reagem.

 
Teste com 4-amino-3-hidrazino-5-mercapto-1,2,4-triazol (Purpald) - Teste específico e muito sensível para aldeídos (cf. J. Chem. Soc., Perkin Trans. I, 1975, pag. 975). Aldeídos reagem com a formação de produto púrpura, devido à oxidação do intermediário de condensação. Aldeídos estericamente impedidos reagem lentamente.

 
Teste do iodofórmio - Substâncias contendo o grupo CH3CO (grupo acetilo) ou CH3CHOHreagem com solução de iodo em meio fortemente básico, produzindo um precipitado característico de iodofórmio e um íon carboxilato:


Teste de Fehling ou Benedict - Os reagentes de Fehling e de Benedict são usados na
caracterização de grupos aldeídos, especialmente em carboidratos (açúcares redutores). Os reagentes contêm o íon cúprico complexado (azul) em meio básico com o íon tartarato (Fehling) ou citrato (Benedict). Aldeídos reagem com o cobre II complexado produzindo um carboxilato e precipitando o cobre como Cu2O (cobre I), de cor de tijolo. O reagente de Fehling é usado como um teste qualitativo para a detecção de glicose na urina, uma indicação de diabetes ou disfunção renal.

 
ALCENOS


Teste de Bayer (KMnO4/H2O) - Consiste na reação da solução de permanganato de potássio em meio aquoso com a ligação múltipla de um alqueno ou alquino. O teste é positivo se a solução violeta do íon permanganato se descora imediatamente com formação de precipitado marrom (MnO2).





Teste com bromo (Br2/CCl4) - Ligações múltiplas de alquenos e alquinos rapidamente descoram a solução (avermelhada) de bromo em tetracloreto de carbono, devido à formação de produtos de adição incolores. 

 

Informações:

http://www.unb.br/iq/litmo/LQO_1_2007_roteiro.htm
http://chemistry2.csudh.edu/rpendarvis/OxRed.html
http://ull.chemistry.uakron.edu/organic_lab/
http://orgchem.colorado.edu/courses/3341manualF07/OxAlcoholsLM41F07.pdf



3 comentários:

  1. Acontece que vocês não mostram como é feita a preparação dos reagentes para os testes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste de Jones
      Em um tubo de ensaio 1,0 ml de etanol e adicionar 5 a 6 gotas da mistura de ácido crômico - ácido sulfúrico e observar o resultado. Repetir com álcool isopropílico e terc-butanol.

      Excluir
  2. Acontece que vocês não mostram como é feita a preparação dos reagentes para os testes

    ResponderExcluir