PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

QUESTÕES UFC

                           ORGÂNICA - LISTA 01

01. Estudos recentes têm indicado que o uso inapropriado de lubrificantes ordinários, normalmente encontrados em farmácias e drogarias, tais como loções oleosas e cremes, que contêm vaselina, óleo mineral ou outros derivados de petróleo, acarretam danificações nos preservativos masculinos (camisinhas), os quais são feitos, geralmente, de um material denominado látex ( poli-1,4-isopreno), cujo momento dipolar é aproximadamente igual a zero (µ≠0), e cuja estrutura da unidade monomérica é dada a seguir:

                           

Tais danificações, geralmente, constituem-se de micro-rupturas das camisinhas, imperceptíveis a olho nu, que permitem o fluxo de esperma através das mesmas, acarretando gravidez indesejável, ou na transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, particularmente a AIDS.
Assinale a alternativa correta.
A) Substâncias apolares seriam mais adequadas como lubrificantes dos preservativos.
B) Óleos lubrificantes bastante solúveis em tetracloreto de carbono (CCl4), geralmente, não interagem com o látex.
C) Os óleos que provocam danificações nos preservativos são, geralmente, de natureza bastante polar.
D) Substâncias, cujas forças intermoleculares se assemelham às presentes no látex, seriam mais adequadas como lubrificantes dos preservativos.
E) Substâncias com elevados valores de momento de dipolo seriam mais adequadas como lubrificantes dos preservativos.

02. Recentemente, foram veiculados na imprensa brasileira os problemas decorrentes da contaminação de refrigerantes e de outros produtos alimentícios, fabricados na Bélgica, com a dioxina, um composto organoclorado bastante tóxico. Tal fato originou o embargo comercial destes produtos em diversos países. 

                                    
Com base na estrutura da dioxina, acima representada, é correto afirmar que sua fórmula:
A) empírica é C6H2OCl2, e a hibridação dos átomos de oxigênio é sp3.
B) molecular é C12H4O2Cl4, e sua molécula é polar.
C) empírica é C12H4O2Cl4, e sua fórmula molecular é C6H2OCl2.
D) empírica é C3HO1/2Cl, e a hibridação dos átomos de oxigênio é sp2.
E) molecular é C12H4O2Cl4, e os átomos de oxigênio possuem 3 pares de elétrons não ligantes.

03. A “aspirina tamponada” (estrutura II), medicamento mundialmente utilizado como analgésico, antitérmico, antiinflamatório e anti-reumático, pode ser obtida através da transformação química do ácido salicílico (estrutura I ).

             

Assinale a alternativa que indica corretamente as reações químicas de transformação do ácido salicílico em “aspirina tamponada”.
A) hidratação e combustão;
B) combustão e hidrólise;
C) salificação e esterificação;
D) hidrogenação e ozonólise;
E) redução e descarboxilação.

04. Diversos tipos de compostos orgânicos podem ser oxidados a ácidos carboxílicos por ação de vários reagentes tais como KMnO4, HNO3, etc. D-xilose, D-arabinose, D-ribose e D-lixose, por exemplo, são compostos naturais que possuem grupos funcionais que podem ser oxidados a ácidos dicarboxílicos com fórmula molecular C5H8O7. Os compostos naturais, abaixo indicados de maneira simplificada através de fórmulas planas, possuem estruturas assimétricas com carbonos assimétricos.


Com relação a estes compostos, assinale a alternativa que indica corretamente aqueles que fornecem, após oxidação, ácidos dicarboxílicos com estruturas simétricas, ou seja, que possuam plano de simetria (forma meso: inativo por compensação interna).
A) D-xilose e D-arabinose;
B) D-xilose e D-ribose;
C) D-arabinose e D-ribose;
D) D-arabinose e D-lixose;
E) D-xilose e D-lixose.

05. O aroma dos perfumes, geralmente, resulta de misturas de compostos químicos. Moléculas com estruturas químicas semelhantes não possuem necessariamente aromas similares. Nerol e geraniol, por exemplo, cujas estruturas são representadas abaixo, são constituintes naturais de perfumes e exalam diferentes aromas.

                    

Com relação às moléculas acima representadas, é correto afirmar que nerol e geraniol são isômeros:
A) ópticos.                      B) de posição.
C) de compensação.     D) geométricos.
E) de função.

06. Inúmeros compostos orgânicos exercem suas atividades biológicas em função da estereoquímica (disposição relativa dos átomos de uma molécula no espaço). A efedrina (estrutura I), um produto natural isolado de plantas do gênero Ephedra, tem o poder de dilatar as vias respiratórias (sendo usada no tratamento da asma) e de aumentar bastante a pressão sangüínea. Pseudoefedrina (estrutura II), um outro composto isolado das mesmas plantas, atua de modo contrário, isto é, diminuindo a pressão sangüínea.

                  

Com relação às estruturas da efedrina e da pseudoefedrina:
A) informe se os referidos compostos são enantiômeros ou diastereoisômeros entre si. Justifique.

B) apresente as estruturas espaciais (tridimensionais) para outros dois possíveis isômeros opticamente ativos de I e II.

C) mostre as estruturas de dois estereoisômeros possíveis na reação de desidratação da efedrina.

D) classifique cada um dos estereoisômeros resultantes da reação de desidratação da efedrina (item C) como cis ou trans.


07. Os alcenos são compostos orgânicos de grande importância, pois constituem matéria prima para os plásticos, borrachas, fibras sintéticas, etc., indispensáveis no mundo moderno. Os alcenos são bastante reativos e suas diversas reações (redução, oxidação, polimerização, etc.) originam os mais diversos derivados de interesse científico e comercial. Observe o alceno A e as reações indicadas, efetuadas em condições em que não ocorre abertura do anel em nenhum dos casos.

                     

Com relação ao alceno A e as reações indicadas, pede-se:

A) complete as reações indicadas (1 a 5) com os respectivos produtos orgânicos principais. Na reação em que for possível mais de um produto prevalece a regra de Markovnikov.

B) mostre a estrutura e o nome de um isômero do alceno A que, por reação com H2 na presença de Ni e calor, origine o mesmo produto da reação 1.

C) indique o tipo de isomeria existente entre o alceno A e o composto solicitado no item B.


08. A atividade bactericida de determinados compostos fenólicos deve-se, em parte, à atuação destes compostos como detergentes, que solubilizam e destroem a membrana celular fosfolipídica das bactérias. Quanto menor for a solubilidade dos compostos fenólicos em água, maior será a ação antiséptica. Com relação às solubilidades dos compostos fenólicos I, II e III, em água, assinale a opção correta.

          

A) I é mais solúvel que II e II mais solúvel que III.
B) I é menos solúvel que II e II menos solúvel que III.
C) II é menos solúvel que I e I menos solúvel que III.
D) II é mais solúvel que I e I mais solúvel que III.
E) I, II e III têm, individualmente, a mesma solubilidade.

09. Um mol de etilenoglicol ( A ) reage com dois mols de ácido graxo (B) para produzir moléculas contendo dois grupos éster ( diéster C ), conforme ilustrado na reação geral abaixo:
Se a reação ocorre com dois diferentes ácidos graxos, uma mistura de diésteres pode ser obtida. Assinale a alternativa que indica corretamente o número máximo de diésteres que podem ser formados na reação de um mol de etilenoglicol com uma mistura constituída de um mol de ácido esteárico ( D ) e um mol de ácido mirístico ( E ).


A) 2     B) 3     C) 4     D) 5      E) 6

10. Determinadas substâncias macromoleculares, usadas na fabricação de fibras têxteis, fios, membranas de dessalinizadores de águas etc. são obtidas através de reação de condensação (com eliminação de H2O sob aquecimento e pressão) de dois compostos (monômeros). Uma destas macromoléculas, identificada pelo nome de Nomex, tem a estrutura mostrada abaixo:
                     
Assinale a alternativa que indica corretamente os tipos de compostos necessários para a obtenção do Nomex.
A) diácido e diálcool   B) diéster e diálcool
C) dihaleto e diéster    D) diácido e diamina
E) bisfenol e diamina

11. Muitos dos compostos orgânicos, apesar de bastante difundidos na natureza, devem ser transformados quimicamente de modo a originar produtos compatíveis para o consumo. Por exemplo, as reações químicas indicadas abaixo permitem obter, a partir do glicerídeo A, produtos de uso comum, tais como, sabão e combustível de origem vegetal.


Com relação as reações indicadas, pede-se:

A) identificar os produtos B, D, E e F através de suas fórmulas estruturais.

B) classificar as reações I, III e IV, como reações de: adição, substituição ou eliminação.

C) Caracterizar as reações I, II, III e IV, como reações de: esterificação, redução, hidrólise ou ácido-base.


12. Mentol (fórmula plana I, dada abaixo) pode existir em diferentes formas estereoisoméricas. Embora todos os estereoisômeros do Mentol tenham a fragrância característica de hortelã, somente um deles proporciona uma adicional sensação refrescante, tendo alto valor comercial na indústria de cosméticos. Isto mostra a importância de se saber especificar a estereoquímica de um determinado isômero.

                                     
Com relação a estrutura I, pede-se:

A) identificar os centros assimétricos (quirais) existentes na molécula.

B) O número de isômeros opticamente ativos possíveis.

C) O número de pares de enantiômeros (pares dl) possíveis.

13. As reações orgânicas relacionadas abaixo possibilitam a preparação de compostos de interesse comercial, por exemplo, os protetores solares (a), e a preparação de matéria prima (b, c) para a fabricação de inseticidas, corantes, pigmentos e anti -sépticos.

           

Analise as seguintes afirmativas, relacionadas com as reações X, Y e Z:
I. X é uma reação de substituição, caracterizada como alquilação de Friedel -Crafts.
II. Y é uma reação de adição, caracterizada como halogenação.
III. Z é uma reação de substituição, caracterizada como halogenação.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa correta.
A) I e II são verdadeiras.
B) I e III são verdadeiras.
C) Somente II é verdadeira.
D) II e III são verdadeiras.
E) Somente III é verdadeira.

14. Determinadas substâncias utilizadas como anestésicos locais, tais como I, II e III, têm como característica a presença de um mesmo fragmento estrutural na molécula.

                    
Analise as estruturas I, II e III e assinale a alternativa que indica corretamente o mesmo produto, que seria obtido na reação de hidrólise ácida (H2O/H+) de I, II e III.
A) Fenol                           B) Ácido benzóico
C) Benzeno                     D) Benzoato de sódio
E) 2-(dimetil-amino)etanol

15. Freqüentemente, a preparação de substâncias para síntese orgânica é acompanhada da formação de produtos secundários, exigindo, portanto, uma purificação. Um dos métodos de purificação é o da extração com solventes, que utiliza o princípio de “polar dissolve polar e apolar dissolve apolar”. Os compostos IV e V, abaixo, foram obtidos em quantidades apreciáveis, como uma mistura. A mistura dos compostos IV e V, foi submetida à reação com NaOH e, em seguida, H2O foi adicionado com o objetivo de separá-los.
               

A) Escreva a estrutura do derivado formado através da reação com NaOH.

B) Classifique a reação.

C) Indique o composto (IV ou V) que foi removido na fase aquosa a partir da mistura (IV + V), após reação com NaOH, seguido de extração com H2O. Justifique, com palavras, sua indicação.


5 comentários: