PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

REVISÃO 1 - UESPI


Em relação a alguns temas de físico-química, marque V ou F
1. (    ) Em países com invernos rigorosos, é costume esparramar, nas rodovias, sal de cozinha com objetivo de aumentar o ponto de congelação da água, evitando a formação do gelo.
2. (    ) Em 200,0g de uma solução aquosa de sacarose a 10% em massa, há 6,02 x 1024 moléculas de água.
3. (    ) Os efeitos coligativos produzidos pelos solutos iônicos nas soluções aquosas são sempre de mesma intensidade, desde que as soluções sejam de mesma concentração.
4. (    ) Para que ocorra a osmose reversa, é necessário que se aplique à solução uma pressão mais baixa que a pressão osmótica da solução.
5. (    ) Para uma reação de primeira ordem, quanto maior a constante de velocidade, maior a meia-vida da reação.
6. (    ) A velocidade de uma reação aumenta, quando a temperatura do sistema é elevada, porque a energia de ativação decresce na mesma proporção.
7. (    ) O odor de peixe, que fica impregnado nas mãos devido à metilamina:
CH3-NH2 + H2O => CH3-NH31+ + OH1-
Pode ser removido quando se passa suco de limão nas mãos.
8. (    ) O acetato de sódio quando dissolvido em água destilada, produz uma solução alcalina, pois o íon sódio, ao reagir com água, origina o hidróxido de sódio e o gás hidrogênio.
9. (    ) A constante de hidrólise de um sal BA, derivado de um ácido fraco e uma base fraca, com constantes Ka= 5 x 10-4 e Kb =2 x 10-5, respectivamente, é igual a 10-6.
10. (    ) No sangue, há uma diminuição considerável de pH em conseqüência da perda excessiva de CO2 através da respiração rápida e profunda.
11. (    ) A hidrólise do sulfato de alumínio não é favorecida pela adição de hidróxido de sódio ao sistema reacional.
12. (    ) Não é aconselhável armazenar uma solução aquosa de sulfato de níquel:
Ni2+ + 2e- => Ni   Eº = - 0,23V
Em um recipiente de alumínio:
Aℓ3+ + 3e- => A  Eº = - 1,66V.
13. (    ) Na eletrólise de uma solução aquosa diluída de ácido nítrico com eletrodos inertes, é de se esperar uma diminuição de pH da solução.
14. (    ) A emissão de partículas beta, que ocorre nas desintegrações radioativas, é explicada admitindo que o próton instável, ao se transformar em um nêutron, emite simultaneamente elétrons e radiação gama.
15. (    ) A meia-vida de um isótopo radioativo é igual a 20 anos. 32,0g desse isótopo radioativo estarão reduzidos a 3,125% depois de decorridos 100 anos.

GABARITO: SEXTA-FEIRA (09-12-11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário