PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

POLÍMEROS VINÍLICOS - TEORIA

São macromoléculas obtidas pela combinação de um número imenso de moléculas pequenas (da ordem de milhares) chamadas monômeros.

            Os polímeros podem ser:                                                                 

- Naturais: celulose, amido, látex natural, etc
- Artificiais: polietileno, nylon, poliéster, etc.

            O sucesso crescente no uso dos plásticos se deve à combinação de baixos custos de produção, ótima resistência e boa aparência. O maior problema é o prejuízo que podem causar ao meio ambiente a longo prazo, uma vez que podem permanecer milhões de anos sob condições adversas sem se degradar.

Classificação
Características
Exemplo
Termoplásticos
São polímeros que podem ser fundidos por aquecimento e que se solidificam por resfriamento. Seu formato pode ser modificado, embora possa haver degradação química que limite o número de reciclagens.
Celulose, poliamida, polietileno, policloreto de vinila, politetrafluoretileno, polipropileno, poliestireno, poliacrilonitrila.
Termorrígidos ou termofixos
São polímeros infusíveis e insolúveis, que adquirem por aquecimento ou outro tratamento qualquer, estrutura tridimensional e rígida com ligações cruzadas. Seu formato não pode ser modificado. Não permitem reprocessamento.
Caseína, polituretano, baquelite, borracha vulcanizada, epóxi, silicone.

Classificação
Características e esquema geral

Adição comum                       ou           homopolímeros
Resulta da reação de adição, na presença de catalisador, aquecimento e aumento de pressão, de um número imenso de monômeros iguais, formando uma estrutura única.

Adição 1, 4
Resulta da polimerização de alcadienos conjugados (ou alternados) por adição 1,4. Forma diversos tipos de borracha. Também é denominado autopolimerização.

Copolímeros                  de adição
Resulta da reação de adição, na presença de catalisador metálico, aquecimento e aumento de pressão, de monômeros diferentes, formando um polímero de estrutura variada.

Condensação
Resulta da reação de condensação entre moléculas de monômeros iguais ou diferentes (copolímeros), com liberação simultânea de um outro composto, como água, por exemplo.


Muitos historiadores afirmam que a época em que vivemos será conhecida no futuro como a “era do plástico”, tamanha é a participação desses materiais em todos os setores da sociedade atual. Observe no quadro a seguir alguns exemplos das inúmeras aplicações dos principais polímeros de adição comum.

Monômero
Polímero
Característica
Aplicação
Eteno ou etileno


H2C = CH2
Polietileno


Alta resistência à umidade e ao ataque químico; boa flexibilidade; baixa resistência mecânica.
Películas e folhas de embalagem; recipientes; isolamento de fios e cabos; revestimento de tubos; moldes; brinquedos, objetos domésticos.
Cloreto de vinila


Policloreto de vinila (PVC)


Resistência química; facilidade de processamento; baixo custo de produção; pode se compor com outras resinas; não queima.
Tubos e dutos; adesivos; vedamentos impermeáveis; calças plásticas para bebês; painéis de edifícios; cestas e utensílios;
Tetrafluoretileno

F2C=CF2
Politetrafluoretileno
teflon

Inércia química; resistência ao calor; baixo coeficiente de atrito.
Isolamento elétrico; selos mecânicos; revestimento químico; órgãos artificiais; rolamentos; frigideiras e utensílios domésticos; criogenia.
Estireno ou vinilbenzeno


Poliestireno


Baixo custo; facilidade de processamento; resistência aos ácidos, bases e sais; amolece pela ação de hidrocarbonetos; transparência e versatilidade.
Isolamentos; tubos; torres de arrefecimento; recipientes de paredes finas; borrachas; instrumentos; painéis de automóveis; espumas. Quando expandido a quente, por meio de gases, origina o isopor.
Propileno ou propeno


Polipropileno


Incolor e inodoro; baixa densidade; boa dureza superficial; boa resistência térmica; boas propriedades elétricas e “inquebrável”.
Objetos domésticos; equipamento médico (pode ser esterilizado); brinquedos; componentes eletrônicos; tubos e dutos (podem ser soldados); fibras e filamentos.
Metacrilato de metila


Polimetacrilato
acrílico – pexiglass


Transparência cristalina; resistência ao intemperismo, à radiação ultravioleta, à ação de produtos químicos, à tensão e ao impacto.
Painéis decorativos e estruturais; sistemas de lentes de automóveis; pisos iluminados translúcidos; janelas e capotas; revestimentos; adesivos elastômeros.
Acetato de vinila

Poliacetato de vinila
(PVA)


Transparente, incolor e insolúvel em água. Torna-se disperso nesse meio na presença de um agente emulsificante.
Usado na fabricação de tintas (do tipo látex), em colas e adesivos e em goma de mascar.

COLABORADOR:

PROF. JURANDIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário