PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SUBSTITUIÇÃO ELETROFÍLICA DO H NO BENZENO


 Efeito dos Grupos Substituintes sobre a reação de substituição

A substituição em derivados do benzeno é orientada pelo átomo ou grupo de átomos (diferente de hidrogênio) que está ligado ao anel aromático, podendo ser divididos em duas classes distintas conforme é mostrado a seguir.

1- Grupos ativadores do anel (orto-para-dirigentes)

2- Grupos desativadores do anel (meta-dirigentes)

1- Grupos ativadores do anel(orto-para-dirigentes)

São radicais de primeira classe ou radicais ativantes; têm efeito mesômero positivo no anel,empurram elétrons para o anel aromática,aumentando a densidade eletrônica nesse núcleo.Isso facilita o ataque eletrófilo,tornando a reação mais rápida e fácil. Orientam as substituições para as posições orto (2) e para (4) em relação a eles.

Radicais:
Amina (1ª, 2ª ou 3ª), hidróxi, alcóxi (éter), radicais alquila e halogênios.

Mecanismo:

 2- Grupos desativadores do anel(meta-dirigentes):

São radicais de segunda classe ou radicais desativantes; provocam efeito mesômero negativo,retiram elétrons do anel diminuindo a sua densidade eletrônica.Isso dificulta o ataque eletrófilo e torna a reação mais lenta e difícil. Orientam as substituições para as posições meta (3) em relação a eles.

Radicais:
Nitro, sulfônico, carboxila, aldoxila, carbonila, éster, acila, ciano.

Mecanismo:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário