PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

SUBSTITUIÇÃO NUCLEOFÍLICA (SN1 e SN2)

a) substituição nucleofílica monomolecular ou de primeira ordem (SN1):

 

A reação ocorre em duas etapas: a primeira etapa é a ionização do haleto orgânico (etapa lenta); a segunda é uma reação entre íons, ataque do nucleófilo ao carbocátion (etapa rápida).

1-primeira etapa: ionização do haleto orgânico (etapa lenta). Nessa etapa ocorre heterólise do haleto, formando-se um carbocátion estável.
 

2-segunda etapa: ataque nucleófilo (hidroxila) ao carbocátion (etapa rápida).


Considerações importantes:
i. O ataque do nucleófilo é frontal, não ocorre “por trás” da molécula, pois há impedimento espacial (estérico).

ii. O mecanismo sn1 ocorre principalmente nos haletos terciários, pois, neste caso, o carbocátion formado é bastante estável. Essa maior estabilidade do carbocátion terciário é justificada pelos efeitos indutivos negativos dos grupos alquilas, a ele ligados.


 iii. Nesse caso, a velocidade global da reação dependerá só da primeira etapa da reação, que é a etapa lenta do processo, isto é, dependerá apenas da concentração do haleto, e não dependerá da concentração da hidroxila.

2 - SUBSTITUIÇÃO NUCLEOFÍLICA BIMOLECULAR OU DE SEGUNDA ORDEM (SN2)


b) substituição nucleofílica bimolecular ou de segunda ordem(SN2)


A reação ocorre em uma única etapa. Nesse caso não ocorre ionização do haleto de alquila. O mecanismo para a reação de substituição nucleofílica bimolecular, consiste na formação de um estado ativado no qual o carbono realiza “5 ligações”. Na verdade, formam-se 2 ligações parciais e planificação de 3 ligações reais. No estado de transição ocorre a formação de uma nova ligação Nu-C, ao mesmo tempo em que a ligação CX(halogênio) vai sendo rompida.

Nesse processo, o átomo de carbono que tinha hibridação sp3 sofre planificação e passa a ter hibridação sp2 no momento de transição. Um aspecto importante nesse mecanismo é que o nucleófilo ataca o carbono pelo lado oposto ao do grupo abandonador (“por trás da molécula”), forma-se o complexo ativado,com saída do cloro e entrada
simultânea da hidroxila. Em seguida ocorre um fenômeno de inversão na configuração estrutural da molécula, que é denominada inversão de walden.

Isso significa dizer que caso a molécula tenha algum carbono quiral, o poder de rotação da luz polarizada será modificado, de alguma forma, após o ataque nucleofílico.


Considerações importantes:

i. Não há impedimento espacial. O ataque nucleófilo ocorre” por trás” da molécula.

ii. O mecanismo SN2 ocorre principalmente nos haletos primários (haletos de etila) e haletos de metila. Esse fato é perfeitamente explicável se levarmos em consideração que os haletos de etila e metila formam carbocátions muito instáveis, justificando a simultaneidade da reação.

iii. O nucleófilo ataca o carbono ao mesmo tempo que o grupo x (halogênio) se desprende da molécula. Nessa reação não se observa um intermediário iônico. A reação é elementar e, por ter uma única etapa, sua velocidade depende dos 2 componentes que participam da reação, o haleto de alquila e o nucleófilo.

Comentário:

As reações orgânicas e “uma salada de produtos”.

Substituição Nucleofílica X Eliminação Nucleofílica:

Além das reações de substituição, os haletos de alquila podem sofrer reações de eliminação, uma vez que essas reações ocorrem em condições praticamente iguais. Geralmente esses processos (substituição e eliminação) competem entre si,de modo que é comum,no final da reação obter-se uma mistura de produtos resultante das duas reações.

As reações de substituição são favorecidas por: bases fracas (AgOH) ou bases fortes (NaOH ou KOH), porém em soluções aquosas muito diluída. Já as reações de eliminação são favorecidas por: bases fortes (NaOH ou KOH) em solução alcoólica.

21 comentários:

  1. Muito bom professor!, Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. tirou praticamente todas as minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  3. Obrigado professor, sua abordagem do assunto é bem didática. Ajudou muito a compreensão

    ResponderExcluir
  4. efeito indutivo positivo e nao negativo ,obrigado...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Mais claro impossível!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo! Muito didático e com linguagem simples.

    ResponderExcluir
  7. Concordo, muito didático e bastante esclarecedor, obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Excelente explicação!

    ResponderExcluir
  9. To fazendo Organica 2 e não dava pra entender nada, só esse post já deu pra começar estudar, pq tava osso! Muito boa a didática.
    Uma dica, poderia também fazer mais detalhado em outro post, mas ta muito bom ainda assim! Colocar referências também ajudaria a agregar mais credibilidade. Obrigado pelo Ensino!

    ResponderExcluir
  10. Muito prático. Excelente didática!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, professor! Procurei diversos vídeo aulas para esclarecer minhas dúvidas e nao gostei de nenhum. Seu site foi o único que conseguir explicar de forma clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  12. Professor, na reação Sn1 a velocidade depende da concentração do haleto formado na primeira etapa, na comparação de duas reações eu tenho a formação de um Cl- e outra Br-. Qual é a mais rápida?

    ResponderExcluir
  13. Você explica muito bem, parabéns rapaz e obrigada"=! :)

    ResponderExcluir
  14. para os pares de reações sn2, indique qual ocorre mais rápido.
    justifique.
    a) CH3CH2Cl + CH3O- ou CH3CH2Cl + CH3S-
    b)CH3CH2Cl + I- ou CH3CH2Br + I-

    ResponderExcluir
  15. QUAIS AS FONTES?? SE EU QUISER USAR EM ALGUM TRABALHO

    ResponderExcluir