PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

RELATÓRIO DA PROVA BIOLOGIA - FACID 2012-2


RELATÓRIO DA PROVA FACID 2012/1

A seguir estão enumeradas as questões envolvidas na prova e para cada uma é citado um breve comentário. A diversidade de questões abrangeu muitas áreas da Biologia incluindo temas novos. Mas, é bom de ressaltar que a prova pela importância que tem, a parte de correção tem que ser mais criteriosa.

DIVISÃO DE QUESTÕES

31-   BOTÂNICA – Reprodução assexuada envolvendo mecanismos antrópicos de multiplicação vegetal pelo método da estaquia.
32-   ECOLOGIA- Identificando a importância do sol para o principal mecanismo energético que iniciará as inúmeras cadeias alimentares a partir dos produtores, sendo estes, os primeiros níveis tróficos das cadeias e redes alimentares.
33-   CONCEITUAL- Sobre um tema bastante atual conhecido como epigenética. A herança epigenética descreve a capacidade de diferentes estados, que podem ter diferentes conseqüências fenotípicas, serem herdados sem qualquer alteração na sequência do DNA. Permitindo assim, que dois indivíduos possam apresentar a mesma sequência de DNA no lócus que controla um determinado efeito e apresentar fenótipos diferentes. Não custa lembrar que tais efeitos (epigenéticos) podem ser herdados.
34-   ATUALIDADES- Abordando um tema presente na mídia, o evento Rio + 20, o qual versa sobre vários temas que ligam a área social, ambiental e econômica.
35-   ANATOMIA VEGETAL- Relacionando os vários tecidos que montam a estrutura caulinar e enfatizando o cerne, xilema afuncional, no que se refere à função de condução de seiva elaborada. Passando a ter, nestas condições, a função de sustentação. O cerne também é conhecido como madeira, vendida comercialmente para vários segmentos industriais. Há de se ressaltar que na figura ocorre uma duplicidade na numeração de estruturas (02), mas que não compromete o gabarito, mas também não deixa de ser uma falha de impressão.
36-   FISIOLOGIA ANIMAL- Questão sobre o processo de metamorfose dos insetos controlados pela ação hormonal.
37-   FISIOLOGIA HUMANA- Relacionada ao processo de excreção e identificando uma figura em corte do rim e sendo abordado o local do processo de formação da urina a partir da filtração glomerular, reabsorção e secreção tubular.
38-   CARACTERES GERAIS DOS ANIMAIS- No qual é apontado o processo de cefalização, concentração de estruturas sensoriais e alimentares na extremidade anterior do corpo está associada a simetria bilateral e com movimento unidirecionais. Daí o gabarito sugerido para insetos e anelídeos.
39-   VIROSES- A questão versa sobre formas virais e modos de contágio. Identificando a hepatite A como uma doença de veiculação hídrica. Nesta questão vale lembrar que o termo influenza é usado para denominar os vários tipos de virus da gripe (HN) e toxoplasmose é uma doença causada por protozoário.
40-   REPRODUÇÃO ASSEXUADA- Quanto ao termo utilizado para denominar a forma assexuada das tênias, não se tem dúvidas quanto à estrobilização. Mas quando é citado o termo fragmentação, abre-se uma perspectiva para outra abordagem desta questão-há de se comentar uma inconsistência no gabarito, pois a letra B, também se adequa ao texto. De acordo com Brusca & Brusca  em Invertebrados 2ª ed. (2007) pág(s) 441, 442, 443 e 444 “A reprodução assexuada resulta numa variedade de padrões de regeneração, incluindo cadeias de indivíduos, brotamento, ou crescimento direto para formar novos indivíduos, a partir de fragmentos isolados. Neste livro ainda é citado como exemplo o caso do poder regenerativo conhecido de certas espécies de Dodecaceria ( Cirratulidae), que são capazes de fragmentar os seus corpos em segmentos isolados, cada um dos quais pode regenerar um indivíduo completo.
41-   CITOQUIMICA- Envolvendo informações básicas sobre os ácidos nucléicos e sua fisiologia em organismos eucariontes.

42-   EVOLUÇÃO BIOLÓGICA- Nesta questão o gabarito aponta para a letra C (as asas de morcego e asas de pardal são homólogos por apresentam a mesma função) o erro na palavra em itálico é inerente ao item descrito na prova. De acordo com Dalton de Sousa Amorim em Fundamentos de Sistemática Filogenética. Pág 20 é citado: “ As asas de morcego e de ema(ave), por outro lado, não podem ser consideradas homólogas. Uma comparação cuidadosa entre a forma e a posição das asas de um morcego e da ema(ave) mostra que eles diferem de diversas maneiras: na ave, as membranas alares ligam a parte distal do membro anterior ao tórax; em um morcego, as membranas estendem-se entre dedos extremamente alongados do membro anterior. A semelhança é superficial. Como há um grande número de outros caracteres que mostram que os morcegos formam um subgrupo de mamíferos, pode-se inferir que as modificações genéticas que produziram aquilo que se chama de “asa” em um e em outro desses grupos surgiram duas vezes, em ancestrais independentes. Alem disso, há muitas evidências de que a espécie ancestral mais recente comum a aves e morcegos – o ancestral de todos os Amniota – não apresentava asa. A sugestão é para que o gabarito seja alterado para a letra D.

43-   CITOQUÍMICA – A questão versa sobre as proteínas, macromoléculas orgânicas que tem diversas funções como: CATALISADORA- amilase; PLÁSTICA- colágeno; IMUNOLÓGICA- Imunoglobulina; HORMONAL- insulina. Algumas proteínas podem desempenhar  também a função de ativadores enzimáticos, como por exemplo, a enteroquinase pode ativar o tripsinogênio, a tripsina atua ativando o quimiotripsinogênio. Ainda como exemplo pode-se citar as Chaperonas, estas são proteínas que medeiam a montagem correta de proteínas que não são capazes de se organizar e permitindo-lhes uma conformação possível, ao invés de outras. Há de se citar também ativadores de natureza não protéica, como alguns íons, vitaminas e ácidos como o HCl que atua no processo de ativação do pepsinogênio.
44-   GENÉTICA- Sobre Eritroblastose Fetal a questão apresenta uma pequena falha quando cita que o filho recebe do pai um gene Rh+. Rh+ é a expressão do gene (fenótipo) pois Rh+ é formado ou pelo genótipo (RR) ou (Rr). O filho para ter Eritroblastose fetal tem que receber do pai o alelo (R), já que sua mãe tem tipo sanguíneo negativo para o fator Rh. Através da placenta ocorrem trocas de substâncias entre mãe e filho, normalmente só permite a passagem de plasma. Muitas vezes, porém, há rompimento dos finos capilares placentários (principalmente na hora do parto), o que permite passagem das hemácias do embrião com fator Rh + para mãe Rh--. Como resultado a mãe começa a produzir anticorpos anti-Rh que atacam as hemácias do filho. Embora a questão não esteja bem formulada, o gabarito tem consistência.
45-   FUNGOS – O texto aborda a atividade fisiológica dos fungos e suas necessidades para degradar substratos orgânicos e se reproduzir. Os fatores citados, ausência de matéria orgânica e umidade afetam a reprodução e o crescimento.

Um comentário:

  1. Estamos aguardando ansiosos um relatório das provas de biologia e quimica da Novafapi. Parabéns.

    ResponderExcluir