PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

FACID 2012.1 - ESTUDO DA ÁGUA (MOLÉCULA, APLICAÇÃO...)


O acesso à água potável tem melhorado continuamente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2030 mais da metade da população mundial sofrerá com a falta dessa água. Considerando as propriedades da água e os processos de tratamento da água potável, é correto afirmar que:
A) em estado líquido, as moléculas de água estão em movimento, mas quando a temperatura cai, elas param, formando cristais na fase sólida.
B) no tratamento da água a fluoretação é o processo no qual é utilizado flúor para eliminar os microorganismos nocivos à saúde.
C) a água dissolve vários tipos de substâncias polares e iônicas, como vários sais e açúcares, mas não pode dissolver compostos covalentes.
D) a maioria dos líquidos se dilatam com o aumento da temperatura, porém a água constitui uma anomalia do comportamento geral, suas moléculas se contraem entre 0ºC e 4ºC.
E) no ambiente é muito difícil encontrar água pura, em razão da facilidade com que as outras substâncias se misturam a ela. Por isso apenas a água da chuva é considerada livre de impurezas nela dissolvidas.

COMENTÁRIOS:

LETRA A => INCORRETA
- As moléculas de água não com param com a diminuição da temperatura.

LETRA B => INCORRETA
- É a cloração utilização para eliminar microorganismos.

LETRA C => INCORRETA
- A sacarose (açúcar comum) é solúvel em água e apresenta ligações covalentes.

LETRA D => CORRETA
- No aquecimento de 0 ºC até 4 ºC, a água sofre uma contração, ou seja, uma diminuição do volume. No aquecimento acima de 4 ºC a água sofre uma dilatação, isto é, um aumento do volume. Esse comportamento é explicado pela existência de um tipo especial de ligação entre suas moléculas: as chamadas pontes de hidrogênio.

LETRA E => INCORRETA
- Na atmosfera existem várias substâncias lançadas pelas práticas industriais, queima de combustíveis em automóveis..., algumas dessas substâncias (CO2, SO2, SO3...) reagem com a água da chuva e outras não, mesmo assim esta água não é pura (destilada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário