PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

UESPI BIOLOGIA - PROF. MARCELO VENTURA

01. Os anfíbios são animais, cuja maioria das espécies passa uma etapa de suas vidas na água e outra, na terra. A pele dos anfíbios é extremamente vascularizada e rica em glândulas, que a mantêm sempre úmida, o que facilita a respiração cutânea. Alguns anfíbios também possuem glândulas de veneno na pele.
Nos sapos, essas glândulas são denominadas
A) mucosas.         B) parótidas.        C) sudoríparas.
D) uropigiais.      E) paratóides.

02. Na espécie humana, a fibrose cística (CF) é uma doença causada por gene recessivo autossomal. A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é determinada por gene recessivo ligado ao X.
Pais, fenotipicamente normais para esses caracteres hereditários, podem ter descendentes com fibrose cística e distrofia muscular de Duchenne?
A) É possível, se ambos os genitores forem heterozigotos para as duas características.
B) É possível que 1/4 dos descendentes apresente CF, mas não há possibilidade de descendentes com DMD.
C) Há possibilidade de 1/2 dos descendentes de sexo feminino apresentar DMD.
D) Pode gerar 1/2 dos descendentes com ambas as características recessivas citadas.
E) Para descendentes de sexo masculino, há possibilidade de ocorrência de 1/2 para a DMD.

03. A alcaptonúria é uma doença humana causada por um gene autossômico recessivo. Um sintoma da alcaptonúria é o escurecimento da urina, quando exposta ao ar. Uma mulher não-hemofílica com alcaptonúria, filha de pai hemofílico, casa-se com homem normal, para ambas as condições, filho de mãe com alcaptonúria. Sabendo-se que a hemofilia é determinada por um gene recessivo ligado ao sexo, assinale a alternativa correta em relação aos descendentes desse casal.
A) Não terão filhas hemofílicas nem filhos com alcaptonúria.
B) A probabilidade do primeiro filho homem do casal apresentar as duas doenças é de 1/8.
C) Uma filha desse casal pode apresentar as duas doenças.
D) A probabilidade de descendentes com alcaptonúria é de 3/4.
E) A probabilidade de descendentes com hemofilia é de 1/2.

04. Ao final da década de 70, um grupo de cientistas postulou a hipótese de que a origem da vida está no RNA. Um RNA diferente e capaz de se duplicar sem ajuda de enzimas. A proposta do estudo “O mundo do RNA” vem ganhando apoio, embora não tenha uma ampla aceitação.
Sobre essa molécula, assinale a alternativa que descreve corretamente a sua estrutura.
A) O RNA é uma molécula grande, formada de nucleotídeos e com os mesmos constituintes fundamentais do DNA.
B) Um nucleotídeo de RNA é formado por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar, que é a desoxirribose, e uma base nitrogenada.
C) As bases nitrogenadas do RNA são as mesmas do DNA: adenina, guanina, timina e citosina.
D) A molécula de RNA possui aspecto de dupla hélice, e, tal como ocorre no DNA, as duas cadeias de nucleotídeos são mantidas unidas por pontes de hidrogênio.
E) O RNA origina-se por um processo de transcrição, no qual o trecho da molécula de DNA, que contém um gene a ser transcrito, se abre pela ação da enzima DNA polimerase.
 
05. Estabeleça a associação correta entre as glândulas listadas na primeira coluna com os hormônios por elas produzidos e listados na segunda coluna e as suas respectivas funções listadas na terceira coluna.

GLÂNDULAS
HORMÔNIO
FUNÇÃO
I. Pâncreas
A. Epinefrina
1. Age sobre a tireóide, aumentando a taxa do metabolismo.
II. Pineal
B. Tireoidotropina
2. Interfere nos sistemas imunológico, hormonal e nervoso.
III. Hipófise
C. Melatonina
3. Aumenta o nível de glicose no sangue.
IV. Hipotálamo
D. Ocitocina
4. Provoca vasocontrição periférica, taquicardia e rápido aumento da taxa metabólica.
V. Adrenal
E. Glucagon
5. Estimula as contrações uterinas.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
A) I-E-3 / II-B-1 / III-D-5 / IV-A-4 / V-C-2.
B) I-A-2 / II-C-3 / III-B-1 / IV-D-5 / V-E-4.
C) I-B-4 / II-A-5 / III-C-2 / IV-E-1 / V-D-3.
D) I-B-1 / II-A-4 / III-E-3 / IV-C-2 / V-D-5.
E) I-E-3 / II-C-2 / III-B-1 / IV-D-5 / V-A-4.

06. Sobre a constituição química da membrana plasmática e de seus envoltórios em diferentes organismos, assinale a alternativa correta.
A) O glicocálix, um envoltório externo à membrana plasmática de células animais, vegetais e protistas como as amebas, é constituído por glicoproteínas, que são moléculas de glicídios associadas a proteínas, e por glicolipídios, que são moléculas de glicídios associadas a lipídios.
B) A parede da célula bacteriana é uma estrutura complexa e resistente, que, em sua composição, contém peptidioglicano constituído por moléculas do polissacarídio glicosaminoglicano unidas a cadeias formadas por quatro aminoácidos.
C) As células vegetais são envolvidas externamente por uma parede celulósica, que contém além de celulose, lignina e quitina, cuja principal função é a de dar rigidez ao corpo das plantas, atuando na sustentação esquelética.
D) As membranas celulares são formadas por fosfolipídios organizados em duas camadas, nas quais se incrustam moléculas protéicas. Um fosfolipídio é um glicídio combinado a um grupo fosfato.
E) O colesterol, presente nas membranas celulares dos vegetais, animais e micoplasmas, é um esteróide composto por átomos de carbono interligados, formando quatro anéis carbônicos ligados a outros átomos, como hidrogênio e oxigênio.

07. Estabeleça a associação entre cada tecido vegetal listado na 1ª. coluna e as características apresentadas na 2ª. coluna.

1ª coluna

1. Periciclo      
2. Xilema
3. Floema
4. Colênquima 
5. Esclerênquima

2ª coluna

(   ) tecido complexo formado por vários tipos de células, dentre elas os elementos de vasos e os traqueídeos.
(    ) tecido de sustentação formado por células vivas, com paredes espessas, constituídas de celulose, pectina e outras substâncias.
(     ) tecido responsável pela formação de raízes laterais.
(    ) tecido mecânico de sustentação, constituído por células com paredes espessas, ricas em celulose e lignina.
(    ) tecido complexo formado por vários tipos de células, dentre elas destacam-se as células com placas crivadas.

Assinale a alternativa que contempla a seqüência correta das associações entre as colunas.
A) 3, 4, 1, 2, 5.      B) 5, 2, 3, 1, 4.       C) 2, 4, 1, 5, 3.
D) 2, 4, 3, 5, 1.      E) 5, 2, 3, 4, 1.

08. Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium falciparum são respectivamente agentes etiológicos da malária terçã benigna, quartã benigna e terçã maligna. Sobre as características gerais desses organismos e as regras de classificação, assinale a alternativa correta.
A) São três Espécies distintas do mesmo Filo Plasmodium.
B) São espécies pertencentes a Famílias distintas, porém do mesmo Gênero.
C) Pela sua organização celular, são Procariotos pertencentes ao Filo Sporozoa.
D) São protozoários que pertencem à mesma Espécie, porém a Ordens diferentes.
E) São organismos endoparasitos unicelulares que pertencem ao Reino Protista.

09. Archaeopteryx representa o fóssil mais antigo das aves. Com aproximadamente 9.000 espécies atuais, as aves descenderam de um ramo de répteis dinossauros bípedes e evoluíram no período Jurássico, há cerca de 150 milhões de anos. Entre outras características, as aves apresentam
1. (   ) ovos adaptados à vida terrestre, com casca impermeável de bicarbonato de cálcio, que impede as trocas com o meio externo, evitando a contaminação e a desidratação dos ovos.
2. (   ) pulmões pequenos e bexiga urinária, que armazena excretas nitrogenadas na forma de ácido úrico.
3. (   ) siringe, órgão do canto, responsável pela produção de sons característicos, utilizados nas demarcações de territórios.
4. (   ) Quilha, que é atrofiada nas aves carenatas adaptadas ao vôo e, bem desenvolvida nas aves ratitas,que não voam.
5. (   ) penas, característica marcante do grupo, lubrificadas por uma secreção gordurosa, secretada pela glândula uropigiana.

10. Ao receber a tipagem sanguínea AB e B, respectivamente, de seus gêmeos bivitelinos recém-nascidos, um homem questiona a equipe médica sobre uma possível troca de bebês, visto ele ser do grupo sanguíneo A e sua mulher, do tipo O. Além disso, o casal possuía duas filhas de quatro e três anos com tipos sanguíneos O e A, respectivamente. Os médicos alegaram não ter ocorrido troca, pois, naquele dia, apenas o casal havia gerado meninos, enquanto as demais crianças eram meninas. A equipe médica realizou, então, uma bateria de testes com o casal e os bebês, obtendo os seguintes resultados:
1- Após teste de DNA, foi revelado que os bebês pertenciam ao casal;
2- A mãe dos bebês possui o fenótipo Bombaim.

As proposições abaixo estão relacionadas a esses fatos.

Analise-os e conclua.
Os antígenos A e B são sintetizados a partir de uma substância H, devido a um gene H que se manifesta apenas em heterozigose.
1. (     ) O sangue dos indivíduos de genótipo hh não produz a substância H, e, portanto, estes não poderão expressar antígenos A e/ou B, mesmo que possuam o genótipo para produzi-los.
2. (     ) O genótipo da mãe dos bebês é IBIB hh, o que justifica ela ser um falso O e poder ter crianças com antígeno B ou sem antígenos na superfície das hemácias.
3. (     ) Como o casal possui filhas com tipos O e A, o genótipo do pai dos bebês é, obrigatoriamente, IAIA HH.
4. (     ) A mãe, falso O, por ter o alelo IB, poderá transmiti-lo aos seus descendentes, que poderão manifestar o fenótipo tipo B, por possuírem um gene H recebido do pai

 GABARITO: SEXTA-FEIRA (09-12-11)

Um comentário: