PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

domingo, 8 de abril de 2012

FACID - 2012.1 - PROPRIEDADES PERIÓDICAS

“Em 17 de fevereiro de 1869, o cientista russo Dmitri Mendeleiev debatia-se com um problema: como colocar ordem na então recente ciência da química? Exausto, caiu adormecido sobre sua mesa de trabalho – e teve um sonho que lhe anunciava a chave para montar a Tabela Periódica dos elementos. Um sonho que iria mudar fundamentalmente o modo como vemos o mundo.”

STRATHERN, Paul. O sonho de Mendeleiev – A verdadeira história da Química. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002

Com base em conhecimentos acerca da classificação e das propriedades periódicas dos elementos químicos, é correto afirmar que:
A) Segundo Mendeleiev os elementos são colocados na tabela em ordem crescente de seu número atômico.
B) É mais fácil remover um elétron do orbital 3s2 do magnésio do que remover um elétron do orbital 3p1x do alumínio.
C) Metais alcalinos e alcalinos terrosos, na fase gasosa de alta densidade, podem formar dímeros tais com Na2(g) e Mg2(g).
D) A energia liberada quando se adiciona um elétron ao flúor neutro, no estado gasoso, é maior que a energia liberada quando se adiciona um elétron ao cloro neutro na fase gasosa.
E) Na coluna 13 (família do boro) observa-se que o raio atômico do alumínio é maior que o raio atômico do gálio, pois a presença de 10 elétrons no subnível d do gálio o torna menos eficiente na proteção (blindagem) da carga nuclear que os elétrons s e p.

COMENTÁRIOS:

LETRA A => INCORRETA
- Ordem crescente de peso atômico

LETRA B => INCORRETA
- É mais difícil remover um elétron do orbital 3s2 (emparelhados) do que remover um elétron do orbital 3p1 (desemparelhado)

             3p1
l



    3s2
l l

LETRA C => INCORRETA
- Só o sódio (Na) forma o Na2, por este apresenta 1 elétron desemparelhado na camada de valência, já o magnésio apresenta 2 elétrons emparelhados.
11Na  1s2  2s2  2p6  3s1
     3s1
l


12Mg   1s2  2s2  2p6  3s2
     3s2
ll


LETRA D => INCORRETA
- A afinidade eletrônica diminui com o aumento do tamanho do elemento (de cima para baixo). No entanto, do flúor para o cloro ocorre o contrário, ou seja, a afinidade eletrônica do flúor é menor que a do cloro. Isso porque o flúor, devido ao seu pequeno tamanho, tem dificuldade em acomodar o elétron recebido.

LETRA E => CORRETA

- Família 3A: Boro (B), Alumínio (Al), Gálio (Ga), Índio (In) e Tálio (Tl).
- Os raios atômicos não aumentam regularmente de cima para baixo dentro do grupo. Analisando os três últimos elementos desse grupo têm menor tendência em perder elétrons por causa da blindagem ineficiente proporcionada pelos elétrons d. Os valores das energias de ionização não decrescem regularmente dentro do grupo. O decréscimo do boro para o alumínio corresponde ao comportamento esperado descendo-se pelo grupo, associado ao aumento de tamanho. A blindagem ineficiente oferecida pelos elétrons d influenciam os valores dos demais elementos da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário