PROF. ARGEOMAR

Minha foto
TERESINA, PIAUÍ, Brazil
32 ANOS DE IDADE, SENDO QUE HÁ 11 ANOS DEDICA-SE A EDUCAÇÃO COMO PROFESSOR DE QUÍMICA, ATUALMENTE LECIONA NOS COLÉGIOS: CEV, CERTO, CIDADÃO-CIDADÃ, MADRE DEUS, GILBERTO CAMPELO, INEC, ANGLO LAVOISIER, ANGLO PROVEST E TERESINA.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

FONTES DE ENERGIA - ENEM 2010


O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficiência. A energia solar é a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado da superfície terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia é difícil porque ela é diluída (distribuída por uma área muito extensa) e oscila com o horário e as condições climáticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para uso posterior.

BROWN, T. Quimica a Ciencia Central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reação:

CH4(g) + H2O(v) + calor ↔ CO(g) + 3H2(g)

E analisando-a como potencial mecanismo para o aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia
a) insatisfatória, pois a reação apresentada não permite que a energia presente no meio externo seja absorvida pelo sistema para ser utilizada posteriormente.
b) insatisfatória, uma vez que há formaçao de gases poluentes e com potencial poder explosivo, tornando-a uma reaçao perigosa e de difícil controle.
c) insatisfatória, uma vez que há formação de gás CO que não possui conteúdo energético passível de ser aproveitado posteriormente e é considerado um gás poluente.
d) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com absorção de calor e promove a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.
e) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com liberação de calor havendo ainda a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.



RESOLUÇÃO:

Leia o trecho:

Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor.

E analisando-a como potencial mecanismo para o aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia

CH4(g) + H2O(v) + *calor ↔ CO(g) + 3H2(g)

*Calor absorvido pela reação para formar CO e H2 (Combustíveis que podem ser usados para produzir energia e realizar trabalho útil)

Comentário: Observe que para a reação ocorrer entre o metano e água, o sistema absorve calor e formará o monóxido de carbono e gás hidrogênio que posteiormente podem sofrer combustão.

Veja: 

CO(g) +  ½ O2(g)  => CO2(g) + calor liberado  

H2(g) +  ½ O2(g)  => H2O (g) + calor liberado  

Com isso temos uma estratégia SATISFATÒRIA no uso da energia solar.

LETRA: D

2 comentários:

  1. Obrigado, prof! Continue fazendo essas resoluções! Ajudam muito! As demais resoluções de cursinhos pré-vestibular não são tão completas e deixam muito a desejar. Muito obrigado pelo esclarecimento! Objetividade, só no enem! Análises de questões de provas passadas têm que ser feitas de forma completa. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Essa reação poderia ser considerada como aquela que é usada em lixões? Estou falando da queima do CH4 nos aterros sanitários.

    ResponderExcluir